Georreferenciamento: entenda mais sobre esse processo
O georreferenciamento tornou-se um procedimento obrigatório no final de 2016 para propriedades rurais com mais de 100 hectares. Em um país extenso como o Brasil, é importante ter controle sobre as propriedades rurais. Por conta disso, é necessário que o proprietário que queira regularizar seu imóvel cadastre sua propriedade no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Um dos principais método para a realização e finalização desse cadastro é fazer um levantamento topográfico e o georreferenciamento.
Georreferenciamento: como fazer?
O georreferenciamento é feito por meio de um levantamento dos dados físicos e geográficos de determinado local. Também são detalhados e analisados os recursos naturais, geográficos, os transportes, comunicações, ferramentas computacionais e a própria topografia.
Geralmente é utilizada uma técnica conhecida como fotogrametria. Essa técnica permite efetuar rigorosas e precisas medidas a partir de fotografias. Para a realização desse processo os principais método empregados são:
Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT)/ Drones
Usando posições de localização via satélite, o VANT proporciona a análise de imagens áreas. Esse equipamento é mais conhecido como drone, e é operado por controle remoto ou de forma autônoma, usando softwares presentes em computadores ou tablets.
O caminho percorrido pelo drone geralmente é predeterminado pelo controlador. Atualmente, a utilização de drones é muito comum no setor agrário. A agricultura de precisão e novas tecnologias para o campo possibilitou essa nova abordagem na coleta de dados para o georreferenciamento.
GPS
GPS significa Sistema de Posicionamento Global. O GPS é um sistema de rádio navegação por satélite. Esse aparato fornece coordenadas precisas de posicionamento 3D, informações sobre a navegação e o tempo. Esse sistema funciona para usuários que possuam o equipamento apropriado na hora de fazer o georreferenciamento.
É possível visualizar todas as informações topográficas da região por meio desse sistema de medição feito via satélite. Esse equipamento proporciona um preciso detalhadamento da localização da propriedade, encerrando possíveis incoerências e impasses entre a área declarada e a situação real do imóvel.
Georreferenciamento: quem pode fazer?
Somente profissionais devidamente registrados no CREA/CONFEA podem realizar o processo de georreferenciamento. Em relação ao CONFEA, profissionais formados em nível superior ou técnico como aquitetos, urbanistas, geólogos, engenheiros cartógrafos e engenheiros agrimensores estão aptos para executar o serviço.
Também é possível que indivíduos profissionais que não se enquadrem nessas profissões realizem o processo de georreferenciamento. Para isso é necessário fazer cursos para aperfeiçoamento profissional (nível médio) ou cursos lato-sensu (nível superior).
Procurando por qualidade em georreferenciamento? Conte com a Topo Adm!
Se você está procurando por georreferenciamento, precisa conhecer a Topo Adm, especialista em serviços de topografia em geral, além de contar com uma equipe especializada e maquinário próprio de última linha. Entre em contato e solicite um orçamento!
Nossas regiões de atendimento
A TOPO ADM está sempre disponível para atender nossos clientes com os melhores profissionais da área. Nosso atendimento abrange todo o interior do estado de São Paulo.
- Sorocaba
- Cananéia
- Cajati
- Botucatu
- Campinas
- Cesário Lange
- Jundiaí
- Campinas
- Araçoiaba Da Serra
- Ibiúna
- Tatuí
- Apiaí
- Itapeva
- Conchas
- Itu
- Capão Bonito
- Itanhaém
- Mairinque
- São Carlos
- Piracicaba
- Valinhos
- Salto De Pirapora
- Araçariguama
- São Pedro
- Pilar Do Sul
- Pedro De Toledo
- Registro
- Peruíbe
- Piedade
- Santana De Parnaíba
- Jandira
- Mongaguá
- Sorocaba
- Iguape
- Pariquera Açu
- Cajati
- Jacupiranga
- Juquiá
- Miracatu
- Praia Grande
- Tietê
- Itapetininga
- Laranjal Paulista
- Cotia
- São Roque
- Tapiraí
- Indaiatuba
- São Miguel
- Itupeva
- Pilar Do Sul
- Salto
- Boituva
- Porto Feliz
- Mairinque
- Alumínio