Conheça mais sobre a topografia para usucapião
De acordo com a política adotada no Brasil, só é realmente dono de um imóvel aquele que o registrou devidamente no Cartório de Registro de Imóveis. Caso o imóvel não esteja no nome do proprietário, existe grande risco de perdê-lo. Esse processo pode ocorrer caso o antigo dono venda o imóvel de maneira regularizada para outra pessoa que o registre, por exemplo.
Quando o proprietário tem direito a usucapião?
Usucapião vem do latim e significa "posse por uso". Esse termo é aplicado tanto para bens móveis, como para bens imóveis.
No caso dos imóveis, ou seja, propriedades urbanas ou rurais como casas e fazendas, é possível alegar essa causa quando uma pessoa tem posse de um terreno, mas não sua propriedade. Quando a posse é feita de forma pacífica e constante, a pessoa pode adquirir direito do imóvel entrando com um processo de regularização por usucapião, ou seja, a "posse por uso".
Existem diferentes tipos de usucapião, como:
- Ordinário;
- Extraordinário;
- Urbano;
- Familiar;
- Rural.
O tamanho do imóvel tem muita importância em um processo de usucapião. É por meio dele que se analisa qual o tipo de usucapião será averiguado. Para esse processo, é necessária a topografia para usucapião.
Importância da topografia para usucapião
Conforme dito anteriormente, o tamanho de uma propriedade é uma característica vital na hora de saber qual tipo de usucapião será averiguado. Para dar andamento em um processo de usucapião, é imprescindível ter a planta topográfica do imóvel. Essa planta é oriunda do trabalho de topografia para usucapião, pois possui informações bastante detalhadas sobre o terreno. Algumas delas são: dimensão; limites com propriedades vizinhas; tipo de terreno; relevo.
A topografia para usucapião deve ser realizada com instrumentos específicos. Essa ação precisa ser efetuada por profissionais devidamente credenciados que possuam a devida experiência na área. O método funciona da seguinte maneira:
- Medição planimétrica: determina as dimensões topográficas reais do terreno do local determinado.
- Planta topográfica: a descrição técnica é feita e elaborada em uma planta topográfican apresentada no cartório junto a outros documentos. São considerados o perímetro, ângulos e distância.
Em relação às propriedades rurais, a topografia para usucapião deverá ser feita por georreferenciamento, seguindo as normas técnicas do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
Não sabe onde fazer a topografia para usucapião? Entre em contato com a Topo Adm!
Especializada em soluções de topografia e engenharia, a Topo Adm é referência no segmento por oferecer soluções inteligentes e resultados precisos. A empresa conta com um time de engenheiros civis, técnicos e gerenciadores de projetos que atuam há mais de 8 anos na área e estão em constante especialização. Além de possuir parcerias com advogados renomados no ramo, para entregar um trabalho integrado, personalizado e eficiente. Entre em contato pelos canais disponibilizados no site.
Nossas regiões de atendimento
A TOPO ADM está sempre disponível para atender nossos clientes com os melhores profissionais da área. Nosso atendimento abrange todo o interior do estado de São Paulo.
- Sorocaba
- Cananéia
- Cajati
- Botucatu
- Campinas
- Cesário Lange
- Jundiaí
- Campinas
- Araçoiaba Da Serra
- Ibiúna
- Tatuí
- Apiaí
- Itapeva
- Conchas
- Itu
- Capão Bonito
- Itanhaém
- Mairinque
- São Carlos
- Piracicaba
- Valinhos
- Salto De Pirapora
- Araçariguama
- São Pedro
- Pilar Do Sul
- Pedro De Toledo
- Registro
- Peruíbe
- Piedade
- Santana De Parnaíba
- Jandira
- Mongaguá
- Sorocaba
- Iguape
- Pariquera Açu
- Cajati
- Jacupiranga
- Juquiá
- Miracatu
- Praia Grande
- Tietê
- Itapetininga
- Laranjal Paulista
- Cotia
- São Roque
- Tapiraí
- Indaiatuba
- São Miguel
- Itupeva
- Pilar Do Sul
- Salto
- Boituva
- Porto Feliz
- Mairinque
- Alumínio